Sobre
Se a música baseada na harmonia funcional, majoritariamente criada no ocidente causa sensação de estafa em neurotípicos o que dirá em mentes autistas que são mais sensíveis. Canções que se utilizam de tensões e distensões seriam incômodos para os mesmos por serem muito demandantes, exigirem muito do campo emocional, por causarem o efeito montanha -russa.
Ao passo que a mente autista demanda previsibilidade, segurança e não exigência, as canções em Lídio seriam complementares, senão ressonantes com a mente autista. Isso por serem previsíveis, não-demandantes e abrirem espaços para o fantástico, para o maravilhoso e o encantamento, podendo ser úteis em crises e em melhorar a comunicação e interação das pessoas autistas.
Nossa intenção é proporcionar às pessoas autistas um mundo sonoramente mais seguro, mais confortável e menos agressivo. É neste sentido que se insere o projeto Lídio Neuroafirmativo.
Trata-se de uma inovação, um projeto pioneiro e inédito, pois é projeto musical centrado, fundado no cuidado, diferindo radicalmente de outras iniciativas musicais por aí.
Nosso objetivo: criar canções em Lídio
Objetivos mais específicos:
– Criar canções em Lídio para o público autista
– Desenvolver canções em lídio sobre Neurodivergência para o público neurotípico
– Desenvolver outras canções em Lídio para o público neurotípico, ou seja, levar as outras pessoas perceberem como funciona a mente autista já que existiria grande similaridade entre a escala lídio e a mente autista.
Acredito que devido ao grau de ressonância, de similaridade entre mente autista e a escala Lidio, as canções feitas a partir desta escala, possam contribruir para o bem estar deste público e de seus cuidadores. Acredito também que pelo caráter do Lídio, as canções em lídio possa se constituir em alternativa, um oasis em relação a música demandante. Para isso, o projeto Lidio neuroafirmativo se organiza em torno dos seguitnes projetos:
1 Escalada Lídio
2 Duolídio
3 Famíly lidio
4 Ensinando o Lídio
5 Canções neurodivergente para mentes neurotípicas
Relevância
Cria um tecnologia social de regulação altamente acessível e a um preço zero. No mais, propõe e cria-se ambientes sonoros seguros para autistas. Trata-se de projeto terapêutico, No entanto, musical e político ao mesmo tempo. Afirma a neurodiversidade ao invés de procurar curá-la.
Leia mais em:
https://lidioneuroafirmativo.com.br/sobre-a-iniciativa-lidio-neuroafirmativo/


