Se as músicas dos comerciais fossem em Lídio?

João Batista
By João Batista setembro 11, 2025 10:31

Imagine que cada tipo de música é como um sabor de sorvete.

A música que a gente mais escuta (a que soa “normal”) é como o sorvete de baunilha. É gostoso, todo mundo conhece e se sente confortável.
A música no modo Lídio é como um sorvete de framboesa com um pouquinho de pimenta. É doce, mas tem um gostinho diferente, meio mágico, que surpreende!

Se os comerciais usassem só o sorvete de framboesa com pimenta (o modo Lídio), provavelmente seria assim:

1. Pode ser que fosse MUITO LEGAL!

Muitas pessoas autistas, como você, ouvem os sons de um jeito muito especial e detalhado. Essa música diferente podia ser:

Menos cansativa:

Ela não fica tentando te enganar o tempo todo para você comprar algo. Ela é mais “curiosa” e “divertida”.

Menos irritante:

Muitas músicas de comerciais são repetitivas e altas. A música Lídia é mais suave e parece uma aventura sonora. Talvez não desse aquela vontade de tampar os ouvidos!

Como um quebra-cabeça para os ouvidos:

O som é diferente e seu cérebro, que é muito bom em notar padrões, iria adorar descobrir como aquilo funciona. Seria como ouvir a trilha sonora de um filme de fantasia!

2. Mas também pode ser que fosse… Estranho.

Como não estamos acostumados, no início todo mundo estranharia, não só as pessoas autistas.

Seria uma novidade.

Algumas pessoas no espectro autista gostam muito da previsibilidade, do que já se sabe como é. Então, uma mudança tão grande poderia ser confusa no começo.

Resumindo

Se todos os comerciais fossem em Lídio, o mundo seria um pouquinho mais calmo, mágico e interessante para os nossos ouvidos. Talvez fosse mais confortável para você e para muitas outras pessoas que sentem os sons de forma intensa.

João Batista
By João Batista setembro 11, 2025 10:31
Write a comment

No Comments

No Comments Yet!

Let me tell You a sad story ! There are no comments yet, but You can be first one to comment this article.

Write a comment
View comments

Write a comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*