Os efeitos perturbadores da harmonia funcional sobre uma mente autista
Related Articles
Imagine que a música é um parquinho gigante, com muitos brinquedos diferentes.
1. Seu cérebro é incrível: Você sabe que o seu cérebro é um super-herói?Ele ouve e sente a música de um jeito muito forte e especial. Ele consegue ouvir cada instrumento separadamente, como se cada um tivesse a sua própria cor e brilho. É um dom superpoderoso!
2. O parquinho da música (A harmonia funcional): Agora,imagine que a maioria das músicas que tocam no rádio é como um parquinho com regras muito rígidas. Esse parquinho se chama harmonia funcional.
Nesse parquinho, todos os brinquedos (os instrumentos) precisam brincar de um jeito muito específico. Eles sempre fazem a mesma sequência de escorregador, balanço e gira-gira. Eles sempre seguem o mesmo caminho para chegar ao final, que é o repouso (uma sensação de “cheguei em casa”).
Para a maioria das crianças, isso é confortável. Elas gostam de saber o que vai acontecer depois.
3. O efeito negativo (Por que isso pode te incomodar):
Para o seu super-cérebro, esse parquinho com regras pode ser meio chato e até desconfortável. É assim:
· Previsível demais: É como se alguém contasse o final de um filme antes de você ver. A música não te surpreende, e isso pode fazer você perder o interesse. “Ah, de novo essa sequência…”.
· Apressa demais: A música fica te empurrando o tempo todo para chegar ao tal “repouso”. Ela não para para cheirar as flores pelo caminho. Seu cérebro, que adora explorar cada som detalhadamente, pode achar isso irritante, como uma pressa para acabar a brincadeira.
· Esconde as cores legais: Como todos os instrumentos estão seguindo a mesma regra para chegar ao final, as cores e sons individuais deles ficam meio apagados. Seu superpoder de ouvir cada detalhe fica sem ter o que explorar, porque tudo está fazendo a mesma coisa.
· Sensação de “prender”: Pode dar uma sensação de que a música não é livre. Que ela precisa ir por aquele caminho, mesmo que ela não queira. E isso pode fazer você se sentir um pouco preso também.
Resumindo de um jeito simples:
A Harmonia funcional é como um quebra-cabeça que só se encaixa de uma única maneira. Para você, que é uma pessoa criativa e que sente a música de um jeito profundo, isso pode ser:
· Chato (porque é repetitivo)
· Apertado (porque não deixa a música se soltar)
· Óbvio (porque não tem surpresas)
O mais importante: Isso não é um problema seu. É só porque o seu superpoder musical gosta de explorar terrenos novos, cheios de cores e sons diferentes, e não ficar sempre no mesmo caminho de sempre.
No entanto, existem muitos tipos de música que são como parquinhos livres, sem regras, onde cada som pode brincar do seu jeito. A música em lídio é um exemplo.



Let me tell You a sad story ! There are no comments yet, but You can be first one to comment this article.
Write a comment